Defendemos uma Política de Verdade e quisemos uma Lisboa com Sentido. Neste novo ciclo político nasce o Crónicas Lusitanas, de militantes e simpatizantes do PPD/PSD, que querem que este seja um espaço de liberdade, debate e opinião, e sem asfixias..

22
Nov 09

 

Faleceu ontem o ex-líder parlamentar do CDS/PP Jorge Ferreira.

 

Conheci-o pessoalmente dos tempos em que ambos militámos no CDS/PP. Era um polítco combativo e um adversário respeitado.

Travámos batalhas juntos e tivemos também muitas divergencias.

Nesta hora de despedida, e em homenagem, reproduzo aqui um excerto de um dos melhores debates que ele protagonizou na Assembleia da República, e que marcou a passagem dele pelo Parlamento, e acabou por marcar também o próprio Parlamento pelo calor e vivacidade da discussão.

Foi em 1996 e discutia-se um projecto de lei do PS para amnistiar as FP25. Do lado do CDS/PP avançou um projecto de lei de alteração juridica ao regime de protecção às vitimas de crimes violentos. Aprovado o projecto do PS, este queria remeter o do CDS/PP para mais tarde... 

 

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Ferreira.
O Sr. Jorge Ferreira (CDS-PP): — Sr. Presidente, creio que o Sr. Deputado Jorge Lacão interpretou mal as minhas palavras: é que eu não falei de prazos, mas de indemnização às vítimas dos crimes praticados por terroristas. Para nós, é isso que conta hoje e já.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Orador: — Quero informar a Câmara e o Sr. Presidente, pela consideração especial que me merece, de que, se o Grupo Parlamentar do Partido Socialista não retirar este requerimento, o meu grupo parlamentar não será cúmplice de uma votação vergonhosa como a que vai ocorrer...
O Sr. José Magalhães (PS): — Sai da Sala?!
Vozes do CDS-PP: — Sai!
O Orador: — Sai! O meu grupo parlamentar sai e não assiste a essa votação que os senhores querem impor, com dualidade de critérios. Quando é para tratar dos criminosos, trata-se à pressa, quando é para tratar das vítimas, não se trata! Não pode ser!
Aplausos do CDS-PP, de pé, e do PSD.
 
Até sempre Jorge...
Crónica de Rodrigo Mello Gonçalves às 00:44

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12

19
21

23
24
25
26
27
28



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO