Defendemos uma Política de Verdade e quisemos uma Lisboa com Sentido. Neste novo ciclo político nasce o Crónicas Lusitanas, de militantes e simpatizantes do PPD/PSD, que querem que este seja um espaço de liberdade, debate e opinião, e sem asfixias..

15
Nov 09

A 22 de Setembro de 2008, pág. 38 da edição desse dia do Diário Económico, assinei um artigo com o título «Casamentos homossexuais: referendo obrigatório!», no que me parece ter sido o primeiro texto público nesse sentido.

Hoje, mais de um ano decorrido, quando o assunto volta a suscitar-se, vejo apenas Ribeiro e Castro sugerir este caminho, que me parece evidente e fulcral face à ruptura conceptual que se pretende introduzir na sociedade portuguesa.

O PSD prepara-se para apresentar uma alternativa, designada como "União Civil Registada", é uma medida positiva na medida que não subscreve o conceito de casamento gay, mas insuficiente pois está à partida derrotada, limita-se a um descargo de consciência, mas não confronta a tese alternativa uma vez que se cinge ao debate parlamentar.

Claro que em 2008 poderia o referendo ter outro efeito dinâmico para o PSD, mas hoje mantém-se pertinente, até justificável só pela questão de fundo e nenhum taticismo, uma vez que nos tempos mais próximos não existirão actos eleitorais.

Pena que não se rebatam os argumentos da esquerda para inviabilizar este referendo, recorde-se:

a) "O instituto do referendo tem tido pouca participação";

b) "Não se deve deixar à maioria a decisão de um direito de uma minoria".

Existisse alguma vontade e inovação na acção política e estes argumentos nem sobrevivem 5 minutos, mas pelos vistos terão que ser rebatidos no quadro dos movimentos cívicos, pois o PSD fica a meio da viagem, na vitória do meio campo...

Crónica de Pedro Portugal Gaspar às 15:00

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12

19
21

23
24
25
26
27
28



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO