Defendemos uma Política de Verdade e quisemos uma Lisboa com Sentido. Neste novo ciclo político nasce o Crónicas Lusitanas, de militantes e simpatizantes do PPD/PSD, que querem que este seja um espaço de liberdade, debate e opinião, e sem asfixias..

22
Nov 09

 

Faleceu ontem o ex-líder parlamentar do CDS/PP Jorge Ferreira.

 

Conheci-o pessoalmente dos tempos em que ambos militámos no CDS/PP. Era um polítco combativo e um adversário respeitado.

Travámos batalhas juntos e tivemos também muitas divergencias.

Nesta hora de despedida, e em homenagem, reproduzo aqui um excerto de um dos melhores debates que ele protagonizou na Assembleia da República, e que marcou a passagem dele pelo Parlamento, e acabou por marcar também o próprio Parlamento pelo calor e vivacidade da discussão.

Foi em 1996 e discutia-se um projecto de lei do PS para amnistiar as FP25. Do lado do CDS/PP avançou um projecto de lei de alteração juridica ao regime de protecção às vitimas de crimes violentos. Aprovado o projecto do PS, este queria remeter o do CDS/PP para mais tarde... 

 

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Ferreira.
O Sr. Jorge Ferreira (CDS-PP): — Sr. Presidente, creio que o Sr. Deputado Jorge Lacão interpretou mal as minhas palavras: é que eu não falei de prazos, mas de indemnização às vítimas dos crimes praticados por terroristas. Para nós, é isso que conta hoje e já.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Orador: — Quero informar a Câmara e o Sr. Presidente, pela consideração especial que me merece, de que, se o Grupo Parlamentar do Partido Socialista não retirar este requerimento, o meu grupo parlamentar não será cúmplice de uma votação vergonhosa como a que vai ocorrer...
O Sr. José Magalhães (PS): — Sai da Sala?!
Vozes do CDS-PP: — Sai!
O Orador: — Sai! O meu grupo parlamentar sai e não assiste a essa votação que os senhores querem impor, com dualidade de critérios. Quando é para tratar dos criminosos, trata-se à pressa, quando é para tratar das vítimas, não se trata! Não pode ser!
Aplausos do CDS-PP, de pé, e do PSD.
 
Até sempre Jorge...
Crónica de Rodrigo Mello Gonçalves às 00:44

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12

19
21

23
24
25
26
27
28



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO